quarta-feira, 5 de agosto de 2015

FAZER AULA PARTICULAR, EM ESCOLA DE MÚSICA OU SOZINHO PELA INTERNET ?


Você acabou de comprar o seu instrumento e está empolgado para aprender a tocar e logo surgem algumas duvidas em meio a diversas opções disponíveis para se aprender a tocar e logo você se pergunta:

- "Como vou aprender a tocar ?"

- "Vou fazer aula com professor particular ?"

- "Com o meu amigo ?"

- "Em uma Escola de Música ?" 

- "Sozinho pela internet assistindo video aulas ?"

Todas essas questões passam pela cabeça de quem quer iniciar seu aprendizado musical.

Quando eu comecei a tocar, eu lembro que peguei um violão da marca Di Giorgio emprestado de um amigo e está comigo até hoje (rsrsrs) e comecei a tentar aprender.

Lembro que na época não existia internet, a alternativa era fazer aula com um professor particular, ou em uma escola de musica, ou conservatório, ou pedir a um amigo que já tocasse para te ensinar algo, ou até mesmo recorrer a uma banca de jornal e comprar aquelas revistas de músicas cifradas.

    (revista antiga com músicas cifradas)

Quem viveu essa época sabe o quanto era difícil conseguir informação, era tudo muito escasso.

Eu comecei a ler o meus primeiros acordes de violão em uma dessas revistas, mas depois de 2 meses tentando aprender sozinho fui ter aulas com um professor particular que me ajudou muito em meu aprendizado.

Mas depois de alguns anos a internet começou a ganhar espaço e muita informação começou a "bombar" na rede. 

Logo a informação ficou mais rápida e acessível a todos e hoje temos diversas alternativas e recursos que nos auxiliam no aprendizado.

Mas, ainda assim, cabe essa dúvida: 

Como aprender ? Com quem aprender ? Qual é a melhor maneira ?


A resposta para essa pergunta pode ser qualquer uma dessas respostas, ou seja, você pode tanto aprender com um professor particular, como em uma escola de música, sozinho pela internet, com um amigo e de muitas outras formas. 

Vamos abordar algumas delas:


APRENDER PELA INTERNET

 

A internet dispõe de muita informação e veio como uma alternativa a mais para quem quer aprender, diferente de antigamente aonde a informação era escassa.

Tem pessoas que conseguem aprender facilmente pela internet e tem disposição e tempo de ficar sentadas em frente ao computador por horas a fio assistindo video aulas e praticando.

Para quem se enquadra nessas características e que não tem grandes ambições de se aprofundar no assunto, ou então busca somente aprender por hobby ou até mesmo ser um autodidata, neste caso, a internet pode ser uma boa opção e atender suas necessidades.


APRENDER EM UMA ESCOLA DE MUSICA


Esse é o caso de pessoas que já não dispõe de tempo disponível e de paciência para ficar sentado(a) horas e horas em casa assistindo centenas de videoaulas e logo preferem uma Escola de Musica aonde tem todo um método de estudo preparado.

Eu estudei em algumas escolas de música. Posso dizer que existem escolas muito boas e outras escolas que são muito ruins.

A escolha de uma escola de musica para aprender a tocar é também uma boa alternativa para quem quer levar um pouco mais a sério os estudos.
 
Além do curso prático as escolas de música tem oferecido cursos complementares como de canto e coral e de teoria.

As escolas de musica tem trabalhado com aulas em grupo. Neste caso, o seu aprendizado pode levar mais tempo, mas se você não se importar de fazer aula junto com outros alunos e tiver um pouco mais de paciência para aprender, já que o professor terá de dividir a atenção com outros alunos, então, estudar em uma escola de música pode ser uma boa opção.


PROFESSOR PARTICULAR


A aula particular é para quem procura por aula individual com abordagens mais específicas, aonde você pode interagir diretamente com o professor e isso acelera o aprendizado por que o professor pode voltar toda a sua atenção nas dificuldades especificas do aluno.

A aula particular pode ser mais trabalhada e adaptada ao estilo do aluno. O professor tem mais liberdade para trabalhar com o aluno, podendo trabalhar até um estilo musical que o aluno goste, ou estudar um determinado assunto teórico ou prático que ele deseja aprender.


CONCLUSÃO

Diante disso, podemos dizer que todas as opções são boas. Tudo vai depender de qual dessas opções você mais se identifica e de qual é o seu objetivo musical. Seja por hobby, ou por desejo de ter mais conhecimento sobre o instrumento ou até mesmo para seguir carreira.

Um abraço e até a próxima!


Thiago Cunha
(Professor particular formado em Linguagem e Estruturação Musical pela EM&T - Escola de Música e Tecnologia)





 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

VÍDEOS DO YOUTUBE

Loading...