terça-feira, 4 de agosto de 2015

QUAL GUITARRA COMPRAR ?





Essa é a grande questão na vida de quem quer adquirir o seu primeiro instrumento ou que ainda não tem muito conhecimento sobre qual modelo de guitarra você adaptaria melhor para tocar.

Nesse post, não vou apontar nenhum modelo especifico pra você comprar, por que essa questão é muito pessoal e que depende de vários fatores.


Aqui veremos algumas dicas importantes que podem te ajudar a escolher o melhor modelo para você.


QUAL GUITARRA COMPRAR ?




Perguntar que guitarra comprar é o mesmo que perguntar: Qual carro comprar ? Qual calça devo comprar ? Qual televisão comprar ? Etc....

Essas são perguntas muito subjetivas e com respostas mais subjetivas ainda.

O que você deve fazer para chegar a essa resposta é cercando cada vez mais a sua duvida de certezas.


DIVERSOS MODELOS E SONORIDADE
 




A primeira coisa que você deve saber é que existem vários modelos de guitarra. Entre os modelos mais famosos que temos no mercado nós temos os modelos:


 STRATOCASTER





TELECASTER



LES PAUL 



SG


FLYING V



SUPER STRATOCASTER


EXPLORER



JAGUAR





 STAR





Dentre muitos outros modelos disponíveis no mercado.

Todos estes modelos tem características técnicas e sonoras diferentes.


DIFERENÇAS E CARACTERÍSTICAS 



Uma guitarra Les Paul por exemplo, possui uma sonoridade e tocabilidade bem diferente de uma Stratocaster, por que ambas são construídas com cortes diferentes na madeira, a captação é diferente, e se a madeira de construção delas forem diferentes também a sonoridade fica ainda mais diferente.

Muitas pessoas perguntam qual é a melhor guitarra ? A resposta é que não há um modelo melhor do que o outro, é que determinados modelos irão atender melhor o seu gosto particular e o estilo de musica que você gosta de tocar.

Quando se é um iniciante na guitarra é um pouco difícil encontrar essas diferenças sonoras e características mas aos poucos elas vão aparecendo e você certamente encontrará uma que se adapte ao seu estilo e gosto musical.


ENCONTRANDO O MODELO IDEAL


Primeiro passo: é saber o que você quer tocar, tanto em termos de estilo como também as bandas que você mais gosta de ouvir

Segundo passo: é pensar em quais musicas você gosta de ouvir que tenham solos de guitarra legal, um som agradável e marcante pra você.

O terceiro passo: é você pesquisar na internet sobre os artistas destas bandas como também as musicas e solos. Procure os vídeos das músicas com versões ao vivo, aonde você possa ver o guitarrista da banda e possa observar a guitarra que ele está usando.

Com isso, você irá perceber que um determinado modelo de guitarra apareceu mais vezes dentre os guitarristas das bandas que você mais viu nos vídeos e que poderá ser o modelo mais indicado para você.

Claro que não é 100% de certeza que isso definirá o seu modelo de guitarra ideal, vale ainda fazer uma pesquisa detalhada sobre os modelos que apareceram na lista.


PERGUNTE AOS AMIGOS E PESSOAS QUE JÁ TOCAM

 

É legal que você pergunte para algum amigo que possui um dos modelos que você se identificou, ou que já tocam há mais tempo e veja o que ele sabe sobre o modelo específico que você quer comprar e o que eles acham da escolha.


PESQUISE OS PREÇOS E AS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 


Quando você for pesquisar sobre qual guitarra comprar, você vai encontrar guitarras de vários preços, desde os mais acessíveis até os mais caros. 

Tudo acaba interferindo no preço, desde o tipo de madeira utilizado, as ferragens, a captação, a parte elétrica e etc...

Claro que você vai comprar um instrumento que esteja dentro das suas condições financeiras, mas vale lembrar que essa diferença existe por estar relacionado diretamente com a qualidade do produto.


LEVE UM AMIGO QUE SAIBA TOCAR ATÉ A LOJA

 

 (Robert Pattinson comprando sua guitarra)


Ainda assim, se você não entende muito desses valores e sobre a qualidade de determinada marca de guitarra, você pode levar um amigo com você que já saiba tocar e que possa te dar uma ajuda tanto sobre a questão de preço como de qualidade.


VERIFIQUE O INSTRUMENTO


Quando você escolher alguma guitarra na loja para testar, você fique atento aos seguintes detalhes:

- Observe se a guitarra está trastejando muito.

- Reparar se o braço está torto, encurvado demais ou até mesmo torcido.

- Verifique os componentes elétricos, como o encaixe do cabo no Jack, os knobs e a chave seletora dos captadores.

- Verifique as ferragens. Veja se não tem algum sinal de ferrugem.

- Verifique as madeiras. Observe se as madeiras não estão com algum aspecto diferente.

- Por fim, Observe o acabamento do instrumento. Observe se a pintura está boa, sem sinais de descascados ou trincada.


COMPRANDO PELA INTERNET



Se você quiser comprar o seu instrumento pela internet, não tem problema.

Tenha conhecimento das dicas postadas aqui e tente pedir opiniões pessoais a um amigo ou veja pela internet as avaliações feitas por pessoas que já compraram aquele determinado instrumento que você deseja comprar.

É importante você estar atento ao site que você viu a oferta, veja o histórico desse site e se ele é de total confiança.


LEVE A GUITARRA A UM LUTHIER

A guitarra, mesmo sendo nova, precisa de ajustes.

Depois de comprar a sua guitarra, leve-a direto a um LUTHIER de confiança, ele irá fazer todos os ajustes necessários na sua guitarra para que você consiga obter o melhor som e desempenho do seu instrumento.

   (Seizi Tagima, Luthier conceituado e desenvolvedor das marcas Seizi & Tagima no Brasil)


DIVIRTA -SE

Espero que essas dicas tenham lhe ajudado a ter uma noção de como encontrar o seu modelo de guitarra ideal e depois de comprá-lo é só plugá-la em um amplificador e correr pro abraço !!!

Caso você tenha outras dúvidas específicas ou sugestões, não deixe de escrever para o blog.

Um abraço e até o próxima !!!

Thiago Cunha
(Professor particular formado em Linguagem e Estruturação Musical pela EM&T - Escola de Música e Tecnologia)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

VÍDEOS DO YOUTUBE

Loading...