sexta-feira, 13 de maio de 2016

VIOLÃO GIANNINI PERFORMANCE - REGULAGEM & MANUTENÇÃO

Olá, pessoal !!! Agora vou estar compartilhando também aqui no blog os meus trabalhos de Luthieria para vocês acompanharem!

Recentemente um aluno deixou esse violão Giannini Performance para uma regulagem completa....


O violão estava muito bem conservado, praticamente novo.

Os trastes estavam em bom estado, não haviam amassados mas estavam um pouco sem brilho e com alguns pequenos sinais de ferrugem. O braço estava um pouco empenado, sinal de que o tensor estava desregulado.

A altura das cordas estava alta na ponte, o rastilho dele estava bem alto, como é o padrão de fábrica, que é muito comum.

A altura do nut também estava alta, conforme o padrão de fábrica, que é muito comum também.

Logo quando peguei nas tarraxas notei que uma delas estava trincada.

Além de trincada, ela estava espanada e não dava mais aperto. Por isso tive que remover a tarraxa para analisar melhor a situação.

Devido o material ser feito de plástico (ou similar) ele foi desgastando conforme o uso até ficar totalmente espanado e não dar mais aperto nas tarraxas, tornando a afinação do instrumento inviável.

Falei com o meu aluno que seria necessário fazer a troca completa das tarraxas, pois logo as outras peças correriam o mesmo risco de se desgastarem com o tempo.

Fui até a loja e comprei um jogo novo de Tarraxas de Aço da Phoenix Mustang na cor preta. Paguei R$ 75,00 em uma loja aqui em São Miguel Paulista.

Depois de detectar todos os problemas chegou a hora de trabalhar. A primeira coisa foi limpar a escala, hidratar, polir os trastes.

Depois, foi a hora de dar uma regulada na altura das cordas.

Depois foi a hora de trocar as tarraxas. O jogo de tarraxas pretas deu um belo contraste no instrumento. 

Em seguida foi a hora de trocar as cordas e corrigir o empenamento do braço do instrumento.

Coloquei um jogo de cordas SG (Sound Generation), calibre 0.10. Esse encordoamento foi eleito atualmente como o melhor encordoamento feito no Brasil. 

O mais legal é que além de ser um excelente encordoamento ele tem um preço muito bom. Vale a pena conferir!



Após alguns dias esse mesmo aluno trouxe o violão e deixou ele aqui no meu estúdio para vender pois ele tem mais violões e estava querendo vender esse.

Apareceram alguns interessados por aqui, mas no fim, quem ficou com ele foi eu... hahaha !!!

Oque me agradou nele foi o visual, o som dele é muito equilibrado, a pegada do braço muito confortável e se adaptou bem à minha mão esquerda e ao meu jeito de tocar as notas na escala do instrumento e da mesma forma a adaptação da mão direita, muito bom para fazer batidas, dedilhados, fingerstyle, solos, arranjos, etc..

Caso você necessite de algum serviço de regulagem em seu instrumento entre em contato:


Tels.(11) 2032-4645
Cel. (11) 98516-4524 (TIM) (WhatsApp)
contato@thiagocunha.com.br


Um grande abraço,


Thiago Cunha
(Professor Particular formado em Linguagem e Estruturação Musical e em Luthieria pela EM&T - Escola de Música e Tecnologia)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

VÍDEOS DO YOUTUBE

Loading...