Recentemente um aluno deixou esse violão Giannini Performance para uma regulagem completa....
O violão estava muito bem conservado, praticamente novo.
Os trastes estavam em bom estado, não haviam amassados mas estavam um pouco sem brilho e com alguns pequenos sinais de ferrugem. O braço estava um pouco empenado, sinal de que o tensor estava desregulado.
A altura das cordas estava alta na ponte, o rastilho dele estava bem alto, como é o padrão de fábrica, que é muito comum.
A altura do nut também estava alta, conforme o padrão de fábrica, que é muito comum também.
Logo quando peguei nas tarraxas notei que uma delas estava trincada.
Além de trincada, ela estava espanada e não dava mais aperto. Por isso tive que remover a tarraxa para analisar melhor a situação.
Devido o material ser feito de plástico (ou similar) ele foi desgastando conforme o uso até ficar totalmente espanado e não dar mais aperto nas tarraxas, tornando a afinação do instrumento inviável.
Falei com o meu aluno que seria necessário fazer a troca completa das tarraxas, pois logo as outras peças correriam o mesmo risco de se desgastarem com o tempo.
Fui até a loja e comprei um jogo novo de Tarraxas de Aço da Phoenix Mustang na cor preta. Paguei R$ 75,00 em uma loja aqui em São Miguel Paulista.
Depois de detectar todos os problemas chegou a hora de trabalhar. A primeira coisa foi limpar a escala, hidratar, polir os trastes.
Depois, foi a hora de dar uma regulada na altura das cordas.
Depois foi a hora de trocar as tarraxas. O jogo de tarraxas pretas deu um belo contraste no instrumento.
Em seguida foi a hora de trocar as cordas e corrigir o empenamento do braço do instrumento.
Coloquei um jogo de cordas SG (Sound Generation), calibre 0.10. Esse encordoamento foi eleito atualmente como o melhor encordoamento feito no Brasil.
O mais legal é que além de ser um excelente encordoamento ele tem um preço muito bom. Vale a pena conferir!
Após alguns dias esse mesmo aluno trouxe o violão e deixou ele aqui no meu estúdio para vender pois ele tem mais violões e estava querendo vender esse.
Apareceram alguns interessados por aqui, mas no fim, quem ficou com ele foi eu... hahaha !!!
Oque me agradou nele foi o visual, o som dele é muito equilibrado, a pegada do braço muito confortável e se adaptou bem à minha mão esquerda e ao meu jeito de tocar as notas na escala do instrumento e da mesma forma a adaptação da mão direita, muito bom para fazer batidas, dedilhados, fingerstyle, solos, arranjos, etc..
Caso você necessite de algum serviço de regulagem em seu instrumento entre em contato:
Tels.(11) 2032-4645
Cel. (11) 98516-4524 (TIM) (WhatsApp)
contato@thiagocunha.com.br
Um grande abraço,
Thiago Cunha
(Professor Particular formado em Linguagem e Estruturação Musical e em Luthieria pela EM&T - Escola de Música e Tecnologia)
Nenhum comentário :
Postar um comentário