Dúvidas Frequentes

Esse campo foi criado para tentar esclarecer as dúvidas mais frequentes daqueles que desejam fazer a aula. Caso você tenha alguma dúvida que não esteja relacionada aqui, envie sua dúvida no campo de dúvidas e preencha o formulário para enviar sua pergunta (ao lado direito da página).


- A PARTIR DE QUAL IDADE POSSO FAZER AS AULAS ?

A partir dos 9 anos de idade.


- AS AULAS SÃO PARA HOMENS E MULHERES ?

 Sim. Para homens e mulheres.


- SOU MULHER E TENHO UNHA COMPRIDA, PARA TOCAR É NECESSÁRIO CORTAR AS UNHAS ?

Sim. É necessário que pelo menos as unhas da mão que vai executar as notas (esquerda, para o caso dos destros e direita para o caso dos canhotos que tocam com o instrumento para canhoto) estejam cortadas até um comprimento que não venha atrapalhar você de ter contato com a ponta dos dedos no violão/guitarra. 

Tenho alunas que conseguem deixar as unhas em um tamanho razoável sem deixar muito curto e conseguem tocar tranquilamente.


- SOU CANHOTO, POSSO FAZER AS AULAS SEM PROBLEMAS ? 

Sim. pode estar fazendo as aulas sem problemas. Basicamente existem 3 tipos de formas de se tocar como canhoto. Eu ensino alunos de apenas duas dessas 3 situações que eu vou estar relatando abaixo.

A primeira situação é aqueles que tocam em um instrumento desenvolvido para canhoto.

A segunda situação é a pessoa canhota quer aprender como destro.

A terceira situação são pessoas canhotas que são adeptas a tocarem com uma guitarra para destro com toda a configuração para destro, só que na posição invertida do instrumento.

Podemos observar adeptos desse estilo como o guitarrista canhoto Edgar Scandurra e o cantor Zezé Di Camargo, que usa o violão com as cordas invertidas.

Para quem toca nessa 3 situação que eu citei, eu não dou aula por ter todo o meu material desenvolvido e voltado para quem toca tanto na posição de canhoto como para quem é canhoto e quer aprender como destro. 


- EM QUE LOCAL SÃO FEITAS AS AULAS ?

As aulas são feitas em meu estúdio aonde atendo os meus alunos. Ele fica em minha própria residência. 


- COMO É O ACESSO AO LOCAL DA AULA ?

A minha residência fica a 2 minutos da avenida São Miguel aonde você pode encontrar várias alternativas tanto para chegar ao meu estúdio como também para ir embora caso necessitar de ônibus ou táxi.

Para quem vem de carro o acesso é simples, é próximo a avenida aonde você tem várias opções para chegar até o local, como também para voltar para sua casa.


- SOU INICIANTE, QUANTO TEMPO LEVA PARA EU APRENDER A TOCAR ?

A verdade é que não existe mágica ou algo instantâneo que vai fazer com que você toque do dia para a noite.

Isso depende muito do estudo de cada aluno e da evolução sobre suas dificuldades. Estudando diariamente e mantendo uma rotina de treinamento diário sobre as lições passadas em sala de aula, em pouco tempo já é possível executar uma música de nível simples. 

Tenho exemplos de vários alunos dedicados que com 1 mês de aula, já conseguem executar uma música de nível simples, outros que não são tão dedicados levam 2 meses ou mais tempo, varia bastante. 

Com isso, podemos afirmar que a melhor resposta para essa pergunta vem do próprio aluno. É ele quem define seu crescimento, com disciplina, com empenho, amor e dedicação ao instrumento.


- PARA ESTUDAR GUITARRA, PRECISO ESTUDAR VIOLÃO ANTES ?
 
Não. Não é necessário aprender violão antes para depois aprender guitarra. São dois instrumentos iguais em termos de notas, mas diferentes em termos de tocabilidade e função dentro da música, ambos desempenham funções diferentes na música.
É importante o aluno gostar do som do instrumento para desenvolver seus estudos. Se escuta mais músicas com violão, pode estudá-lo, se gosta mais da guitarra, pode iniciar sem problemas.


- QUAL INSTRUMENTO É MAIS DIFÍCIL DE APRENDER ?

Acredito que todos os instrumentos tem suas facilidades e dificuldades nos estudos e varia de acordo com cada aluno. Sendo assim, é fundamental que aluno e professor trabalhem juntos nessa caminhada. Se você tem paixão pelo som do violão por exemplo, ou qualquer outro instrumento que você deseja aprender até as dificuldades viram motivação.


- COMO FAÇO PARA RESERVAR UM HORÁRIO ?

A reserva de horários pode ser feita por qualquer um dos meus contatos. Você pode entrar em contato comigo por e-mail, telefone, via aplicativo WhatsApp ou pelo campo de dúvidas deste site.



- COMO FAÇO A MINHA MATRICULA ?

A matricula é feita pessoalmente e não há taxa de matrícula. Logo após entrar em contato comigo e definir o horário da aula, o aluno comparece ao local da aula e efetua somente o pagamento da mensalidade, em seguida ele já pode fazer a sua primeira aula no mesmo dia ou deixar agendada para outro dia.


- COMO É FEITO O PAGAMENTO ?

O pagamento é feito logo no primeiro dia de aula do aluno. O aluno tem direito a 4 aulas previstas no mês, e o pagamento sempre é feito na primeira aula das 4 aulas que ele tem a fazer no mês.

A forma de pagamento pode ser feita a vista em dinheiro, depósito antecipado, ou cartão de crédito.

Pode ser feito também em cheque, desde que a data do cheque esteja corretamente programada para o dia da mensalidade.


- TENHO QUE PAGAR TAXA DE MATRÍCULA ?

Não. Não há taxa de matrícula ou qualquer outro tipo de taxa. O aluno paga somente a mensalidade e mais nada.


- TENHO QUE COMPRAR O MATERIAL DIDÁTICO ?

Não. O material didático é gratuito.


- COMO FUNCIONAM AS AULAS ?

As aulas são práticas e teóricas. Abordamos diversos tópicos nas aulas, desde o desenvolvimento do repertório direcionado para o gosto musical do aluno, como assuntos técnicos e teóricos com exercícios práticos e teóricos.


 - PRECISO TER O INSTRUMENTO PARA FAZER A AULA ?

A principio sim. Seria essencial que o aluno tivesse o instrumento para que ele pudesse estar praticando diariamente as lições passados em sala de aula. Se o aluno não tiver  contato com o instrumento regularmente o desenvolvimento é lento. 


- PRECISO LEVAR O MEU INSTRUMENTO PARA A AULA ?

O aluno não precisa trazer o instrumento para as aulas. Ele pode estar usando os instrumentos que eu tenho a disposição a não ser que ele tenha preferencia por fazer a aula com o instrumento pessoal dele.


- EM CASO DE DESISTÊNCIA EU TENHO QUE PAGAR ALGO A MAIS ?

Não. Caso o aluno decidir parar com as aulas ele pode parar a qualquer momento que ele desejar sem ter que pagar nada. 


- EM CASO DE DESISTÊNCIA HÁ A DEVOLUÇÃO PARCIAL DO DINHEIRO ?

Caso o aluno comece a fazer a aula e decida parar na metade do mês que ele já pagou, não há devolução parcial do dinheiro referente as aulas que faltavam.


- EM CASO DE FALTAS, HÁ REPOSIÇÃO DE AULA ?

Não. Não há reposição de aula. Caso o aluno venha a faltar no dia da aula não 
há reposição.


- POSSO REMARCAR A AULA SE EU PRECISAR FALTAR NO DIA DA MINHA AULA ? 

Não. Não há remarcação de aula a não ser que o aluno queira mudar definitivamente ou por um período para um outro horário.


- CASO O PROFESSOR FALTAR, HÁ REPOSIÇÃO DE AULA ?

Sim. No caso de eu precisar faltar, a aula será remarcada sem qualquer custo adicional no valor da mensalidade.

 

*****Caso você tenha alguma dúvida que não esteja relacionada aqui, envie sua dúvida no campo de dúvidas (ao lado direito no canto superior dessa página). 


Um grande abraço,


Thiago Cunha
(Professor particular formado em Linguagem e Estruturação Musical pela EM&T - Escola de Música e Tecnologia)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

VÍDEOS DO YOUTUBE

Loading...